Frase do Dia

"O amor em ação é muito mais fatal do que o amor em sonhos.”

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Discípulo Radical – Maturidade


Já vimos sobre o inconformismo e sobre a semelhança com Cristo. A próxima característica de um discípulo radical é a maturidade. É notável que o cristianismo venha crescendo muito em números por todo o mundo, China é exemplo desse crescimento. Mas isso ainda não é o suficiente tendo em vista que esse crescimento é numérico e tem faltado profundidade.

A igreja está sem uma base bíblica e teológica forte que provenha dela mesma. Exemplo disso são os pregadores “pop stars” que estão surgindo. As multidões correm atrás desses “shows gospel”, e se satisfazem com uma palavra “enlatada” e “requentada”. Também temos acompanhado a crescente propagação da teologia da prosperidade, onde as igrejas estão ficando cheias e as pessoas vazias.

Sempre que falamos em maturidade cristã me vem a mente a passagem que Paulo escreve aos Corintos: “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens[1]?

Mas o texto utilizado por Jonh Stott é outro. Também se refere a Paulo, porém escrito aos Colossenses: “A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito (maduro) em Jesus Cristo; E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente[2]”.

A partir desse texto o que podemos extrair sobre maturidade cristã? O termo “perfeito” também pode ser entendido como maduro. E a expressão “em Cristo” dá a ideia de estar relacionado a Ele de forma pessoal. Logo devemos ter um relacionamento maduro com Cristo, amando-o, adorando-o, e obedecendo a sua perfeita vontade. Isso é maturidade cristã, e para isso temos que “anunciar” a Cristo, e não apenas de palavras, mas com nossas ações. Vivendo Cristo através de nossas atitudes para com o próximo.

E só falamos com propriedade daquilo que conhecemos intimamente, e para isso nossa visão deve ser do Jesus autêntico, e este é encontrado na Bíblia. Jesus disse: “As escrituras testificam de mim”. A ignorância da Escritura é a ignorância de Cristo. E é exatamente por isso que o crescimento tem sido em números e está faltando profundidade. Porque a palavra de Deus está sendo deixada de lado dando lugar a teologia da prosperidade e tantas outras sandices que pregam por aí.

Desafio você a se aprofundar no conhecimento da palavra, pedindo a direção do Espírito Santo, orando, agradecendo a Deus pela oportunidade de conhecê-Lo intimamente.


[1] 1 Co 3.1-3
[2] Colossenses 1.28-29

Nenhum comentário:

Postar um comentário